Contra o Fundo Sanguinário de Bush, Viva Cuba!
O mundo assistiu ontem o discurso terrorista do presidente dos Estados Unidos, George Bush, proferido em Miami. Como se não bastasse a “democracia” sanguinária imposta no Oriente Médio, o fascista Bush pretende patrocinar a guerra em Cuba, mais uma vez em nome da “liberdade”.
O “Fundo da Liberdade”, como chamou, consiste em um fundo bilionário “para acelerar a transição”. Em outras palavras, através deste novo Plano, o imperialismo pretende financiar um novo golpe, inclusive com o uso da força bélica, contra Cuba, contra o povo cubano e contra a auto-determinação dos povos, com intuito de acelerar a transição, rumo à “liberdade”. Conhecemos bem esses apelos do imperialismo pela liberdade: o mais recente já gerou mais de 30 mil mortos no Iraque e uma guerra que parece não ter fim.
Justamente por isso, essa nova declaração demonstra o ódio do presidente estadunidense contra Cuba. Para o imperialismo, a força do regime cubano estava vinculado à imagem do líder Fidel Castro. Essa expectativa, no entanto foi frustrada quando Raul Castro assumiu a presidência do país e o povo cubano deu mais uma forte demonstração de que a Revolução Cubana vive e prospera.
Essa não é a primeira vez que o mundo vê uma ofensiva contra a ilha caribenha. Há mais de 40 anos, várias foram as tentativas de golpes e sabotagens. Cuba sofre um grave bloqueio econômico do vizinho de cima, que sufoca a economia daquele país. A todas elas, o povo cubano tem resistido com bravura.
Temos clareza da ameaça aos direitos humanos e à soberania dos povos que representa o discurso fascista de Bush. Estamos convictos de que o povo cubano defenderá e manterá viva suas conquistas e unido, vencerá esta nova investida imperialista, podendo contar com a solidariedade latino-americana e internacional.
União da Juventude Socialista
0 comentários:
Postar um comentário