CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 25 de janeiro de 2009

oriente-se

Nunca entendi muito bem as razões de todos esses conflitos que acontecem no Oriente Médio. Sempre é aquela mesma história dos judeus israelenses reivindicarem a sua 'terra santa', situada na Palestina, que por sua vez, já era ocupada (dãr) pelos muçulmanos palestinos. Ok, lembrando que nem todo israelense é judeu e nem todo palestino é muçulmano. Mas existem questões muito além das questões territoriais. E o conflito não é só entre Israel e Palestina, a coisa também é feia no Afeganistão, na Cisjordânia, na Síria... Juro que vou me empenhar pra entender. Enquanto ainda não compreendo o episódio inteiro, falaremos sobre os últimos acontecimentos. Não, essa não foi uma intenção medíocre de rimar. Não gosto de rimas desde que conheci o parnasianismo. Mas retomemos o assunto...

Na palestina existem dois grandes grupos, o Fatah e o Hamas. Obviamente, como vemos nos noticiários, o Hamas é o mais radical e o mais forte politicamente e militarmente. Sendo assim, o Hamas dispara foguetes contra Israel, que por sua vez, é ainda mais forte militarmente (e politicamente) e dispara foguetes ainda mais potentes. E como se não bastasse, prepara uma invasão por terra. Seus exércitos invadem a Faixa de Gaza, território que era pra ser um refúgio, mas que se tornou o palco da guerra. O mundo inteiro tenta convencer os dois lados a assinar um acordo de paz, uma trégua, qualquer porra de documento que finja por fim a um conflito que já dura séculos. Então Israel declara uma trégua e ponto final. E as pessoas que morreram (e continuam morrendo) nesse conflito? As pessoas que ficaram desabrigadas, sem alimento, sem água, luz? As crianças sem escola, a cidade em ruínas. "Ah, eles já estão acostumados com isso". Querendo ou não, nós mesmos estamos acostumados com isso, de tempos em tempos, a mídia retrata algo parecido por lá.
Um imenso sentimento de impotência toma conta de mim.
Mas já passou. Agora todos nós ligamos a tv é pra ver o Obama assumir a presidência. Esqueçam o Oriente Médio, a nova manchete agora é o novo presidente dos EUA. Orem, peçam tudo que quiserem ao Obama, ele é a nossa salvação, ele nos livrará de todo o mal, amém.
Ah, vamos lá, tudo bem que o cara é realmente foda, que desde os meus queridos anos 60 não houve um movimento político que abrangesse o mundo inteiro como a campanha política do Obama, que há muito tempo um líder político fosse tão aclamado, que é uma grande conquista eleger um presidente negro, - sem contar que o cara aprovou o fechamento da prisão de Guantánamo -, mas convenhamos, depositar a esperança do mundo inteiro em uma única pessoa é no mínimo, arriscado demais.
Acredito no Obama, yes, we can, mas acredito muito mais no poder de todas as pessoas que se uniram pra votar nele, nas pessoas do mundo inteiro que se uniram pra apoiá-lo.

1 comentários:

Bárbara Stracke disse...

Obamis forévis! rsrsrs

ah! passa no meu flog... tem um Meme para ti!

bjz